• Rodrigo Pirmez

Minoxidil oral na alopecia fibrosante frontal

O minoxidil oral vem sendo cada vez mais utilizado no tratamento dos diferentes tipos de alopecia, inclusive nas alopecias cicatriciais. Sabe-se que neste grupo específico de alopecias, a recuperação dos fios perdidos não é possível, pois há destruição irreversível dos folículos capilares.


Apesar de o minoxidil não possuir atividade anti-inflamatória e ser incapaz de gerar novos fios nas alopecias cicatriciais, ele pode ter papel “coadjuvante” no tratamento dessas doenças. Ao estimular e engrossar fios finos, o minoxidil pode colaborar no aumento de volume global dos fios.


Recentemente, o Dr. Rodrigo Pirmez participou de um estudo em que se observou a importância do minoxidil oral no tratamento das pacientes com alopecia fibrosante frontal. Durante o estudo, o minoxidil oral foi capaz de gerar recuperação parcial das sobrancelhas em pacientes com AFF inicial como observado na foto ao lado.


Ressalta-se que o tratamento específico anti-inflamatório da doença sempre deve estar presente. Nunca se automedique. As medicações podem ter efeitos adversos. Converse com seu dermatologista.


Referência:

Eyebrow Regrowth in Patients with Frontal Fibrosing Alopecia Treated with Low-Dose Oral Minoxidil



Clique aqui para ler mais novidades sobre a alopecia fibrosante frontal

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags