Biópsia do Couro Cabeludo

 

Em casos específicos pode ser necessária a realização de biópsia do couro cabeludo para o diagnóstico final. O procedimento, realizado no consultório, é rápido, necessita apenas de anestesia local e, de maneira geral, o paciente pode retornar às suas atividades no mesmo dia.

 

Avaliação Clínica Direcionada

 

Diversas doenças, incluindo doenças sistêmicas, podem levar à queda dos cabelos. 

 

Um diagnóstico correto realizado o mais precocemente possível é crucial para os resultados do tratamento. Para isto, é necessário colher diversos dados clínicos específicos na história do paciente e na história familiar, realizar exame físico com testes clínicos (adiante), além de exames complementares. 

 

Somente após uma avaliação clínica completa, é possível definir o melhor tratamento para cada caso, assim como determinar os cuidados necessários para cada tipo de cabelo. 

Microscopia Óptica das Hastes

 

Exame necessário para o diagnóstico de doenças que acometem as diferentes camadas da haste capilar. Possibilita a investigação de condições responsáveis pelo aumento da fragilidade e quebra capilar. São exemplos condições adquiridas como os danos causados pelo uso de agentes químicos, mas também condições decorrentes de diferentes síndromes genéticas.

Tricograma

 

O tricograma é um exame que avalia o ciclo biológico dos cabelos. São extraídos alguns fios de cabelos para análise sob microscopia óptica, sendo possível então identificar suas fases de crescimento e classificá-los de acordo com a espessura. Indicado em casos de queda de cabelo excessiva.

Avaliação dos Fios Perdidos

 

A análise dos fios perdidos espontaneamente ao longo do dia auxilia no direcionamento diagnóstico, distinção entre queda e quebra capilar, assim como identificação da fase do ciclo capilar dos fios perdidos.

Tricoscopia

 

A tricoscopia permite analisar em diferentes áreas do couro cabeludo alterações das hastes capilares, mudanças no padrão de vascularização e da pigmentação cutânea, entre outros parâmetros.

 

A análise destas alterações por um especialista permite o diagnóstico preciso de diversas doenças, incluindo condições mais comuns como a calvície, mas também doenças inflamatórias como psoríase e dermatite seborreica, doenças da imunidade como lúpus e doenças infecciosas como as micoses.

 

Além do diagnóstico, a tricoscopia permite acompanhamento mais detalhado e avaliação da resposta ao tratamento.

Mostrar Mais
 

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518 

 

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon