Blog de tricologia

Alopecias, doenças dos cabelos e couro cabeludo

deletar3.jpg
Posts em Destaque
Posts em Destaque

Finasterida e câncer de próstata: existe relação?

March 1, 2020

1/50
Please reload

Publicações recentes 

March 1, 2020

A finasterida é uma das principais medicações para o tratamento da calvície (alopecia androgenética). A medicação não apenas interrompe o processo de perda dos fios, mas também é capaz de reverte-lo.

Um questionamento que surge com alguma frequência é sobre o risco de a finasterida contribuir para o desenvolvimento do câncer de próstata.

A finasterida pode causar câncer de próstata?

Vamos às evidências!

Artigo recente publicado no Skin Appendage Disorders Journal por dois autores de Nova Iorque revi...

February 26, 2020

A foliculite dissecante (conhecida também como foliculite abscedante ou pelo seu nome em latim perifolliculitis capitis abscedens et suffodiens) afeta predominantemente homens jovens, segundo estudo multicêntrico envolvendo quase 3000 pacientes de 4 continentes e que contou com a participação do Dr. Rodrigo Pirmez.

No entanto, a doença pode ser considerara incomum. No estudo mencionado, apenas cerca de 1% dos pacientes consultados em centros de referência em doenças dos cabelos e couro cabeludo f...

November 19, 2019

A canície ou embranquecimento dos cabelos é um fenômeno natural e progressivo que ocorre pela diminuição ou perda da atividade dos melanócitos (células que produzem o pigmento melanina).

O início é mais precoce nos caucasianos (brano, por volta dos 35 anos, e nos negros inicia-se em torno dos 45 anos. Na mulher, geralmente, é na região de implantação capilar que ocorrem os primeiros fios brancos. Já no homem, as têmporas costumam ser a primeira área atingida.

A canície é chamada de precoce quando...

November 4, 2019

O Líquen plano pigmentoso pode estar associado a alopecia fibrosante frontal e se manifesta através de manchas escuras. Tratamento com laser Nd YAG Q-switched apresenta excelentes resultados.

O líquen plano pigmentoso (LPPigm) e alopecia fibrosante frontal (AFF) são consideradas variantes clínicas do líquen plano. LPPigm e AFF podem apresentar-se isoladamente, porém, podem coexistir no mesmo paciente.

O LPPigm é mais frequente em mulheres de fototipo mais alto (morenas, pardas e negras) e caracter...

October 21, 2019

A alopecia androgenética (calvície) embora mais comum entre os homens, também pode afetar as mulheres. Geralmente, as pacientes afetadas pela calvície notam que os cabelos estão se tornando cada vez mais finos e menos volumosos. Nas mulheres, esse afinamento ocorre em pacientes com predisposição genética e é percebido principalmente na região central do couro cabeludo. Além da genética, alterações hormonais também podem levar a esse processo de afinamento dos fios.

A alopecia androgenética geralm...

October 20, 2019

Asiáticos podem ter alopecia fibrosante frontal?

Estudo publicado recentemente reporta a maior série de casos dessa doença em pacientes tailandeses.

Acredita-se que a alopecia fibrosante frontal seja menos comum em pacientes asiáticos ou de origem asiática. No entanto, essa impressão pode ser causada pela falta de dados e estudos nessa população.

Estudo realizado por dermatologistas tailandeses investigou dados epidemiológicos e características clínicas de pacientes com alopecia fibrosante frontal...

October 18, 2019

Novo estudo compara o uso do minoxidil por via tópica e oral no tratamento da alopecia androgenética feminina.

O minoxidil oral existe há décadas e já foi muito usado para o tratamento da hipertensão arterial. Recentemente, novos estudos vem avaliando o seu uso em baixas doses no tratamento da calvície. Mas, será que o minoxidil oral é mais eficaz que o tópico?

No estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology, autores brasileiros, australianos e poloneses compararam essas duas...