top of page
  • Corina Salas

O que é alopecia areata?

Alopecia: Já ouviu falar? Na verdade, existem vários tipos de alopecia. Uma delas é a alopecia areata.

alopecia

A alopecia areata é uma condição relativamente comum, que pode causar a perda dos cabelos mas também dos pelos da barba, sobrancelhas e de outras partes do corpo. Indivíduos de todas as idades, homens, mulheres e de todos os grupos étnicos podem ser afetados.


Ela é considerada uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca seus folículos pilosos, gerando a queda dos cabelos em pacientes geneticamente predispostos. A manifestação clínica mais comum é a de placas: surgem pequenas falhas arredondadas no couro cabeludo dos pacientes, geralmente sem sintomas associados. Menos comumente, pode ocorrer a perda completa dos cabelos (alopecia areata total) e pelos do corpo (alopecia areata universal).


Uma dúvida comum é: “O stress é a causa da alopecia?” Não. Mas, em alguns casos ele pode servir como gatilho para o início ou ser um fator de piora do quadro clínico.


A alopecia areata não é contagiosa e existem diversos tratamentos eficazes disponíveis. Formas mais brandas podem ser tratadas com cremes ou loções, mas dependendo da extensão, seu médico pode prescrever comprimidos ou medicações injetáveis.


Em alguns casos, a alopecia areata também pode estar associada a outras doenças autoimunes, como alterações na tireoide por exemplo. O médico dermatologista, após o diagnóstico, irá solicitar os exames necessários e orientar o melhor tratamento, de acordo com a forma clínica e no contexto de cada paciente.


Veja abaixo entrevista do Dr. Rodrigo Pirmez sobre alopecia areata:

Deseja saber mais sobre alopecia areata? Clique aqui e veja outros posts sobre o assunto!

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page