top of page
  • Dra. Patrícia Borges

Tireoide, queda de cabelos e muito mais


A queda exagerada dos cabelos é uma queixa que preocupa homens e mulheres. Diversos fatores podem estar envolvidos e por isso é importante uma avaliação do dermatologista .


Durante a investigação, é comum que os médicos avaliem a função da tireoide, já que as doenças tireoidianas como hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem levar a queda de cabelo.


Mas o que é tireoide, hipotireoidismo e hipertireoidismo?


tireoide

A tireoide é uma pequena glândula localizada no pescoço e sua função é produzir os hormônios tireoidianos (T3 e T4). Os hormônios tireoidianos ajudam no bom funcionamento de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.


Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo).


O hipotireoidismo é quando a tireoide não produz hormônio suficiente para o bom funcionamento do organismo. As causas mais comuns são a tireoidite de Hashimoto (uma disfunção autoimune) e a remoção cirúrgica da tireoide. Os sintomas de hipotireoidismo costumam variar, dependendo da pessoa e da gravidade do caso. Em geral, os sintomas mais comuns são: sonolência excessiva, diminuição da memória, queda de cabelo, intestino preso, ganho de peso, pele seca, cansaço excessivo, dores musculares e até depressão.


Já o hipertireoidismo é quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide. Uma das causas mais comuns é a doença de Graves, uma doença causada pela presença de anticorpos que levam ao aumento da produção de hormônios tireoidianos. Outras causas podem envolver a superdosagem de hormônios tireoidianos, algumas medicações (como a amiodarona) ou a existência de um nódulo tóxico na tireoide (que produz mais hormônio tireoidiano que o necessário). Os sintomas do hipertireoidismo também podem variar de acordo com a gravidade do caso, os mais comuns são: aceleração dos batimentos cardíacos, queda de cabelo, nervosismo, mãos trêmulas, fraqueza nos músculos, perda de peso importante, olhar fixo, intestino solto, aumento do suor e até arritmia (irregularidade do ritmo cardíaco). Os pacientes podem apresentar também um aumento do volume da tireoide conhecido como bócio.

Texto escrito por Dra. Patrícia Borges, médica endocrinologista.

Referências

Tags:

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page