top of page
  • Rodrigo Pirmez

Minoxidil oral em baixas doses no tratamento da calvície masculina

Novo estudo espanhol reporta bons resultados do uso do minoxidil oral em baixas doses para o tratamento da calvície masculina

minoxidil oral

A maioria dos homens é ou será acometido por algum grau de calvície (alopecia androgenética). Inicialmente, a calvície é reversível. No entanto, em casos de doença avançada, o quadro clínico tende a não responder tão bem às medicações; ressaltando a importância de se iniciar o tratamento de maneira precoce.

Atualmente, existem diferentes tratamentos clínicos e procedimentos médicos para o tratamento dessa condição.

Recentemente, o uso de minoxidil oral em baixas doses foi descrito no tratamento da calvície feminina com bons resultados (veja aqui).

Desta vez, pesquisadores espanhóis estudaram o uso do minoxidil oral para o tratamento da alopecia androgenética masculina. Neste estudo, 41 homens com idade entre 20 e 55 anos foram tratados. Após 6 meses de acompanhamento (período normalmente usado para se avaliar a resposta inicial ao tratamento), 90% dos pacientes evoluíram com melhora clínica, sendo que 27% já apresentavam uma melhora considerada importante.

Quando usado nas doses habituais (para tratamento da hipertensão arterial), o minoxidil oral está associado a certos efeitos colaterais. Na micro dose utilizada no estudo, seu uso foi considerado seguro pelos autores e todos os efeitos colaterais apresentados pelos pacientes foram classificados como leves.

Os resultados são animadores. No entanto, ressalta-se que a resposta às medicações e efeitos adversos varia de pessoa para pessoa. A determinação da melhor dose da medicação assim como o acompanhamento do tratamento devem ser feitos sob supervisão do seu médico dermatologista.

Saiba mais novidades sobre alopecia androgenética clicando aqui.


Quer saber mais sobre o minoxidil oral no tratamento da calvície? Assista ao vídeo


Referência:

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page