top of page
  • Rodrigo Pirmez

Minoxidil oral em baixas doses no tratamento da calvície feminina


Rodrigo Pirmez

A alopecia androgenética feminina, ou calvície feminina, é caracterizada pelo afinamento dos cabelos e redução do volume especialmente no topo do couro cabeludo. A percepção pela paciente de aumento da queda dos fios também pode acompanhar o quadro clínico.


Um estudo populacional com 700 mulheres mostrou que a calvície feminina pode afetar até 12% das mulheres entre 20-29 anos de idade. Já em mulheres acima de 80 anos, esse percentual sobre para 57%.


Inicialmente, a calvície é reversível. No entanto, em casos de doença avançada, o quadro clínico pode ser irreversível; ressaltando a necessidade de se iniciar o tratamento de maneira precoce.


O minoxidil aplicado por via tópica foi aprovado para o tratamento da calvície feminina nos Estados Unidos, em 1992.


No estudo publicado recentemente pelo Professor australiano Rodney Sinclair, 100 mulheres com o diagnóstico de calvície foram tratadas com microdoses de minoxidil por via oral, associado a um anti-androgênico já comumente utilizado no tratamento da calvície.


O estudo demonstrou que em 3 meses a maioria das mulheres notou redução da queda dos fios e, após 6 meses do início do tratamento, houve aumento importante da densidade capilar.


Quando usado nas doses habituais, o minoxidil oral está associado a certos efeitos colaterais. No entanto, com as baixas doses utilizadas no estudo, apenas oito pacientes apresentaram efeitos adversos, os quais foram considerados leves.


Os resultados são animadores. Importante ressaltar, no entanto, que os estudos são iniciais e qualquer tratamento deve ser feito sob a supervisão do médico dermatologista.


E para calvície masculina o minoxidil oral pode ser usado? Saiba mais clicando aqui.



Saiba mais sobre o uso do minoxidil oral assistindo ao vídeo



Referência:

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page