top of page
  • Rodrigo Pirmez

Fatores prognósticos na alopecia fibrosante frontal


Novo estudo reavaliou 92 pacientes com alopecia fibrosante frontal (AFF) em busca de fatores que pudessem indicar de maneira precoce quais indivíduos tendem a apresentar doença mais agressiva e quais tem mais chance de responder ao tratamento.


Dentre os achados do estudo, os pesquisadores identificaram que pacientes que iniciam a doença mais jovens tendem a ter uma variante mais branda de AFF, com perda menor dos cabelos. O fato de ter ou não outros familiares afetados pela doença parece não influenciar no prognóstico dos pacientes, ou seja, parece não afetar a evolução da AFF.


Comparações entre diferentes tratamentos também foram realizadas e os dados sugerem superioridade discreta de alguns dos tratamentos avaliados.


O estudo em questão não abordou o prognóstico de acordo com a apresentação clínica do paciente. Em estudo anterior, pesquisadores da Espanha observaram que pacientes com o pseudo “sinal da franja” tendem a ter uma forma mais leve da doença.


Referência:

 

Legenda: A pintura retrata mulher na época da renascença italiana, quando era comum a depilação dos cabelos na linha de implantação por motivos estéticos, lembrando o quadro clínico apresentado por pacientes com alopecia fibrosante frontal. Leais mais sobre isso aqui.







Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page