top of page
  • Rodrigo Pirmez

Nosso cabelo cai mais no outuno? Veja os dados de novo estudo


Queda de cabelo

A queda aguda dos fios de cabelo, condição dermatológica conhecida como eflúvio telógeno, é frequentemente acompanhada de grande stress psicológico.


Estudos científicos prévios já haviam sugerido a ocorrência de um padrão sazonal de queda dos cabelos. Ou seja, parece que a queda dos fios é maior durante épocas específicas do ano.


Em novo estudo, pesquisadores da John Hopkins e Washington University exploraram a relação entre sazonalidade e queda de cabelo em nível populacional, usando informações do Google Trends.


O volume de pesquisas online por assuntos relacionados a queda de cabelo foi avaliado em 15 países, ao longo de um período de 12 anos, de acordo com a estação do ano.


Foi observado que existe uma distribuição cíclica das pesquisas ao longo do ano, com um aumento das pesquisas relacionadas à queda de cabelo ocorrendo nos meses de verão e outono.


A razão da maior perda de cabelo em épocas determinadas do ano ainda não é completamente compreendida. Uma das hipóteses é que o maior volume de cabelos durante o verão nos protegeria da exposição aos raios UV que tem maior incidência nessa época. E, ao final do verão e início do outono, com a redução da incidência de raios UV, haveria uma liberação maior desses fios que já não seriam tão necessários. No entanto, tais especulações ainda necessitam de maior embasamento científico.

Saiba mais sobre os exames e tratamentos para os diferentes tipos de queda dos cabelos.


Referência:

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page