top of page
  • Rodrigo Pirmez

Retinoides (isotretinoína/acitretina): resultados animadores no tratamento da alopecia fibrosante fr


Rodrigo Pirmez

A alopecia fibrosante frontal (AFF) é uma alopecia cicatricial linfocítica caracterizada principalmente pelo recuo da linha de implantação capilar e perda das sobrancelhas. Por isso, a principal queixa dos pacientes costuma ser o “aumento da testa”.


Diversas medicações têm sido propostas para o tratamento da AFF, com resultados variáveis entre os estudos.


Em novo estudo publicado esse mês na revista internacional Journal of Drugs in Dermatology, dermatologistas poloneses avaliaram o uso de medicações do grupo dos retinoides no tratamento da AFF. Os resultados foram animadores.


No estudo, de natureza retrospectiva, 54 pacientes foram divididos em 3 grupos: Dois deles tratados com retinoides orais (um com isotretinoína e outro com acitretina) e um terceiro grupo considerado controle tratado apenas com finasterida oral.


Ao final de 12 meses de tratamento, a interrupção do avanço da doença foi obtida em até 76% dos pacientes tratados com retinoides, contra 43% dos pacientes tratados com finasterida apenas.


Após um ano de interrupção do tratamento com retinoides orais, a maioria dos pacientes se manteve estável, sem progressão da doença.


Recentemente, nosso grupo demonstrou o benefício do uso da isotretinoína oral no tratamento das pápulas faciais, uma das manifestações clínicas da alopecia fibrosante frontal. Esse novo estudo reforça que o uso dos retinoides nas alopecia fibrosante frontal e seus possíveis benefícios devem continuar a ser estudados.


Apesar de não terem sido relatados efeitos colaterais importantes durante o estudo, existem riscos possíveis associados ao seu uso, incluindo efeitos teratogênicos. Por isso, o uso dessas medicações só é possível com receita controlada específica e sob a supervisão de um dermatologista.


Referências:

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page