top of page
  • Rodrigo Pirmez

Manchas no rosto e queda de cabelo: existe relação?


Alopecia Fibrosante Frontal

São diversas as condições que podem levar a perda dos cabelos. Em algumas situações essa perda pode ser definitiva; é o caso das alopecias cicatriciais.


Descrita pela primeira vez apenas recentemente, em 1994, a alopecia fibrosante frontal faz parte do grupo das alopecias cicatriciais. Pacientes acometidas apresentam perda das sobrancelhas e dos cabelos na região frontal, dando a impressão de que a testa está aumentando de tamanho.


Além da perda dos cabelos, diversas outras alterações cutâneas vem sendo descritas em pacientes com alopecia fibrosante frontal.


Em pacientes com tons de pele mais altos (afrodescendentes e indianas, por exemplo) podem ser observadas manchas no rosto. Em muitas pacientes tais manchas (que recebem o nome científico de líquen plano pigmentoso) podem preceder a queda de cabelo; enfatizando a importância do diagnóstico precoce.


Em estudo recente, nosso grupo descreveu as características clínicas, dermatoscópicas e histopatológicas do líquen plano pigmentoso em pacientes com alopecia fibrosante frontal (acesso ao artigo no link abaixo).


O diagnóstico precoce e o tratamento adequado permitem a interrupção da alopecia fibrosante frontal ainda nos estágios iniciais.


Referência:

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page