top of page
  • Rodrigo Pirmez

Alteração na textura dos cabelos pode ser sinal de calvície


Calvície

Em pacientes que se queixam de alteração progressiva na textura dos cabelos, com estes se tornando cada vez mais crespos, pode estar ocorrendo uma condição conhecida como acquired progressive kinking of the hair (encrespamento progressivo dos cabelos).


Tal alteração foi descrita pela primeira vez em 1932 e apenas em 1985 uma possível relação com a alopecia androgenética (calvície) foi estabelecida.


Na alopecia androgenética ocorre um processo de miniaturização dos cabelos, os quais ficam progressivamente mais finos e mais curtos. O mecanismo pelo qual o processo de miniaturização leva a alteração na textura dos cabelos em algum pacientes ainda não é completamente entendido.


Atualmente existem diversos tratamentos para a alopecia androgenética que vão desde loções e comprimidos a aplicação injetável de medicamentos e lasers.


Ressalta-se que algumas medicações também podem ser responsáveis pela alterações na textura do cabelos, sendo a consulta com dermatologista com experiência em doenças dos cabelos e couro cabeludo indispensável para o diagnóstico correto.


Referências:


Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page