Estudo avalia uso da finasterida tópica para o tratamento da alopecia androgenética


A finasterida é uma das medicações utilizadas no tratamento da alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície. Trata-se de um inibidor da enzima 5-α redutase que atua bloqueando a conversão da testosterona em outro hormônio, a dihidrotestosterona (DHT). Este último está envolvido na patogênese da alopecia androgenética ao desencadear o processo de miniaturização folicular.


Recentemente, pesquisadores compararam os efeitos supressivos sobre a DHT de uma nova formulação tópica de finasterida aos do comprimido de 1mg, comumente utilizado.


O estudo demonstrou que ambas as medicações foram capazes de reduzir os níveis de DHT plasmático de maneira similar, sugerindo que há potencialmente eficácia semelhante entre as duas formulações.


No entanto, os pesquisadores ressaltam que estudos de segurança e de perfil de efeitos colaterais ainda são necessários e estudos com diferentes doses ainda estão em andamento.


Referência:

A novel nasteride 0.25% topical solution for androgenetic alopecia: pharmacokinetics and effects on plasma androgen levels in healthy male volunteers

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Arquivo
Tags

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518