Calvície Feminina (alopecia androgenética)

A alopecia androgenética feminina ou calvície feminina é uma das causas de perda de cabelo mais comuns nas mulheres.

Como é a perda de cabelo na calvície feminina?

Na calvície feminina ocorre afinamento e encurtamento de maneira lenta e progressiva dos fios de cabelo, num processo conhecido como miniaturização folicular. Ao longo dos anos vai ocorrendo perda de densidade capilar e o couro cabeludo começa a ficar aparente. Nas mulheres, normalmente esse processo se inicia na região da frente do couro cabeludo e progride até envolver todo o topo. Em alguns casos, o quadro pode ser mais difuso. Diferentemente dos homens, os cabelos podem ficar mais “ralos” mas não costuma haver perda completa dos fios.

deletar.jpg

O que causa a calvície feminina?

  • Predisposição genética: é a causa mais comum

  • Alterações hormonais: situações em que há um desbalanço hormonal como no uso de modulação hormonal/anabolizantes ou em condições como síndrome dos ovários policísticos

  • Envelhecimento: o afinamento dos fios pode se intensificar com o passar dos anos (alopecia senil)

Como é feito o diagnóstico de calvície feminina?

Através da história clínica, do exame físico e do exame de tricoscopia, o médico dermatologista pode fechar o diagnóstico.

Em uma minoria dos casos, pode ser necessário exames de sangue com o intuito de investigar outros distúrbios associados como alterações hormonais

deletar.jpg

A calvície feminina tem tratamento?

Sim. O tratamento da calvície feminina pode ser feito com medicações de uso tópico ou oral. Além disso, existem procedimentos realizados em consultório que podem otimizar os resultados como mesoterapia, microagulhamento e MMP. O tratamento correto e feito de maneira regular é chave para o sucesso terapêutico. Clique aqui e saiba mais sobre os procedimentos realizados na clínica.

Na calvície feminina é possível recuperar os fios?

Sim. Quanto mais precocemente for realizado o tratamento, maiores são as chances de recuperar os fios.

deletar.jpg