• Rodrigo Pirmez

Alopecia fibrosante frontal também pode afetar os cílios

A alopecia fibrosante frontal (AFF) causa uma queda característica dos cabelos na região frontal do couro cabeludo (dando a impressão de aumento da testa) e perda das sobrancelhas. No entanto, já se sabe há algum tempo que a AFF não se limita a esses locais e que todos os pelos do corpo podem ser acometidos pela doença.


No entanto, existe uma lacuna na literatura científica sobre o acometimento dos cílios em pacientes com AFF. Motivados por essa falta de dados, nosso grupo de pesquisa desenvolveu uma nova linha de estudo e nossos resultados foram recentemente publicados no prestigioso Journal of the American Academy of Dermatology.


Abaixo, alguns pontos identificados na nossa pesquisa:

  • A perda dos cílios é clinicamente perceptível em um terço dos pacientes com AFF

  • No entanto, através do exame de tricoscopia percebemos que o percentual de pacientes com acometimentos dos cílios é bem maior: 64%

  • Os principais achados no exame de tricoscopia foram: pelos distróficos, visualização dos bulbos capilares, pontos pretos e pelos encravados

  • Houve correlação significativa entre a presença de pápulas faciais e a perda dos cílios. Ambos os achados foram previamente relacionados a formas mais graves da doença.


Nesta imagem publicada no estudo, observa-se a perda dos cílios, especialmente na pálpebra inferior. Ao lado, uma foto de tricoscopia evidenciando achados característicos da doença.


Referência:

Eyelash involvement in frontal fibrosing alopecia: A prospective study

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags