Laser trata manchas escuras relacionadas à alopecia fibrosante frontal

November 4, 2019

O Líquen plano pigmentoso pode estar associado a alopecia fibrosante frontal e se manifesta através de manchas escuras. Tratamento com laser Nd YAG Q-switched apresenta excelentes resultados.

 

O líquen plano pigmentoso (LPPigm) e alopecia fibrosante frontal (AFF) são consideradas variantes clínicas do líquen plano. LPPigm e AFF podem apresentar-se isoladamente, porém, podem coexistir no mesmo paciente.

O LPPigm é mais frequente em mulheres de fototipo mais alto (morenas, pardas e negras) e caracteriza-se pela presença de manchas escuras, geralmente acinzentadas distribuídas em áreas com maior exposição solar, por exemplo o rosto e o pescoço. Tratamentos tópicos com cremes despigmentantes podem ser utilizados, mas com frequência geram resultados abaixo do desejado.

 

Recentemente, um estudo indiano avaliou o uso do Nd YAG Q-switched, um tipo de laser que fragmenta o depósito de pigmento na pele em partículas menores, facilitando a eliminação deste. Neste estudo foram incluídos 13 pacientes com LPPigm e foi observada resposta satisfatória em todos os pacientes, em média após 5 - 6 sessões de tratamento. Cinco pacientes (38,4%) apresentaram melhora com clareamento >90%, cinco pacientes (38,4%) com clareamento >75% e três pacientes (23%) com clareamento >50%. Os autores do estudo não observaram efeitos adversos importantes e não houve recorrência das manchas após 6 meses de acompanhamento.

Foto do artigo de referência: Paciente com líquen plano pigmentoso, tratada com laser Nd YAG Q-switched 1064nm, apresentou melhora após 5 sessões. 

 

O uso deste tipo de laser no tratamento das manchas consequentes do LPPigm tem se mostrado promissor. Adicionalmente, o LPPigm pode preceder o quadro de alopecia fibrosante frontal, por esta razão é importante enfatizar uma avaliação médica especializada para um diagnóstico e tratamento precoce.  

 

Referência:

An open-label non-randomized prospective pilot study of the efficacy of Q-switched Nd-YAG laser in management of facial lichen planus pigmentosus.

Please reload

Posts Recentes
Dr. Rodrigo Pirmez
Please reload

Arquivo
Tags

October 17, 2019

October 13, 2019

Please reload

CRM 5289677-2 | RQE 21413

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518 

 

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon