Pacientes com alopecia fibrosante frontal tem mais rugas?

October 14, 2019

Estudo americano realizado na University of Miami concluiu que pacientes com alopecia fibrosante frontal possuem maior número de rugas quando comparadas com pacientes com outros tipos de queda de cabelo. Leia abaixo e entenda o motivo.

 

Desde sua descrição em 1994, a alopecia fibrosante frontal deixou de ser uma “nova doença” e atualmente é considerada uma epidemia por diversos especialistas. Em um estudo recentemente publicado pelo Dr. Rodrigo Pirmez e que envolveu diversos centros médicos no mundo todo, foi detectado que a alopecia fibrosante frontal é agora a causa mais comum de alopecia cicatricial no mundo. (Leia sobre o estudo aqui)

 

Atualmente, o conhecimento entorno deste tipo de queda de cabelo vem crescendo bastante. Sabe-se que a fibrosante frontal não se limita apenas à queda dos cabelos e das sobrancelhas. Um grande número de alterações cutâneas já foi descrita nestas pacientes.

 

Algumas das alterações cutâneas possíveis em pacientes com alopecia fibrosante frontal:

 

No estudo em questão, os pesquisadores compararam um grupo de pacientes com alopecia fibrosante frontal a outro grupo que apresentava queda de cabelo por outros motivos. Os autores do estudo analisaram especificamente as rugas próximas às orelhas (vide foto).

A conclusão da análise é que as pacientes com alopecia fibrosante frontal, de fato, apresentam mais rugas no local analisado. Os autores citam um estudo do Dr. Rodrigo Pirmez (leia aqui) para tentar explicar esse achado. Em pacientes afetadas por este tipo de alopecia, o Dr Rodrigo Pirmez já havia observado em seu artigo científico que existe destruição das fibras elásticas da pele. A degeneração das fibras elásticas é um dos mecanismos responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

 

Os próximos estudos devem focar no mecanismo e no motivo pelo qual as fibras elásticas são afetadas pela doença.

 

Gostaria de ler mais sobre a alopecia fibrosante frontal? Clique aqui!

 

Referência:

Increased Preauricular Wrinkles in Frontal Fibrosing Alopecia Compared to Age-Matched Controls: A Prospective Study of 64 Patients

Please reload

Posts Recentes
Dr. Rodrigo Pirmez
Please reload

Arquivo
Tags

October 17, 2019

October 13, 2019

Please reload

CRM 5289677-2 | RQE 21413

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518 

 

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon