Pintas pelo corpo: Quando é preciso acompanhá-las de perto?

July 27, 2019

 

O mapeamento corporal total e dermatoscopia digital permitem a detecção precoce de câncer de pele - melanoma.

O melanoma é um tipo de câncer de pele agressivo, que se desenvolve a partir dos melanócitos (células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele). Apesar de ser o câncer de pele menos frequente, o melanoma é responsável pela maior parte dos óbitos, já que possui capacidade de disseminação a outros órgãos do corpo. Por esta razão, o diagnóstico precoce é fundamental para obter altas taxas de cura.

 

A dermatoscopia é um exame não-invasivo que aumenta a precisão diagnóstica do melanoma. No entanto, os melanomas muito iniciais podem não apresentar achados característicos no primeiro exame, podendo apenas ser reconhecidos pelas mudanças ao longo do tempo, através da avaliação comparativa de registros fotográficos com dermatoscopia digital.

 

O que é mapeamento corporal total e dermatoscopia digital?

É um exame dermatológico periódico, no qual é realizada avaliação clínica e sucessivamente fotografias digitais de toda a superfície corporal, seguido de avaliação dermatoscópica de todas as pintas do corpo e posteriormente são registradas fotos dermatoscópicas das pintas mais relevantes do paciente. As imagens em alta resolução obtidas e arquivadas utilizando um sistema digital (FotoFinder Systems®), permitem comparar as pintas entre si para identificar mudanças na cor, tamanho e formato; assim como detectar lesões ou pintas novas. Subsequentemente, na presença de alguma alteração suspeita durante o seguimento, será realizada biópsia da lesão suspeita e enviada para exame histopatológico.

 

Assista a um vídeo demonstrativo da realização do mapeamento digital:

 

Quem tem indicação?

Este exame está indicado para pessoas com maior risco para desenvolver câncer de pele do tipo melanoma.

  • Pessoas com antecedente familiar de melanoma.

  • Histórico pessoal de melanoma.

  • Síndrome do nevo atípico (> 100 pintas). 

  • Doenças genéticas que predisponham ao câncer de pele (ex: xeroderma pigmentoso)

 

Sabia que também podemos ter câncer de pele no couro cabeludo? Leia mais aqui!

 

Qual é o objetivo do mapeamento?

O principal objetivo é detectar melanomas em estádios muito iniciais, permitindo a remoção cirúrgica com altíssimas taxas de cura.

Melanoma in situ (estádio 0) desenvolvido sobre uma pinta, diagnosticado durante o seguimento através da dermatoscopia digital (imagem do artigo - referência abaio)

 

Diversos estudos evidenciaram que a realização do mapeamento corporal total associado ao seguimento com dermatoscopia digital das pintas é o método mais eficaz para detecção de melanomas em estádios iniciais em pacientes com maior risco para desenvolver este tipo de câncer de pele.  

 

Referência:

Benefits of total body photography and digital dermatoscopy ("two-step method of digital follow-up") in the early diagnosis of melanoma in patients at high risk for melanoma

 

 

Please reload

Posts Recentes
Dr. Rodrigo Pirmez
Please reload

Arquivo
Tags

October 17, 2019

October 13, 2019

Please reload

CRM 5289677-2 | RQE 21413

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518 

 

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon