Tireoide, queda de cabelos e muito mais

July 20, 2019

 

A queda exagerada dos cabelos é uma queixa que preocupa homens e mulheres. Diversos fatores podem estar envolvidos e por isso é importante uma avaliação do dermatologista .

 

Durante a investigação, é comum que os médicos avaliem a função da tireoide, já que as doenças tireoidianas como hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem levar a queda de cabelo. 

 

Mas o que é tireoide, hipotireoidismo e hipertireoidismo?

 

 

A tireoide é uma pequena glândula localizada no pescoço e sua função é produzir os hormônios tireoidianos (T3 e T4). Os hormônios tireoidianos ajudam no bom funcionamento de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.

 

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo).

 

O hipotireoidismo é quando a tireoide não produz hormônio suficiente para o bom funcionamento do organismo. As causas mais comuns são a tireoidite de Hashimoto (uma disfunção autoimune) e a remoção cirúrgica da tireoide. Os sintomas de hipotireoidismo costumam variar, dependendo da pessoa e da gravidade do caso. Em geral, os sintomas mais comuns são: sonolência excessiva, diminuição da memória, queda de cabelo, intestino preso, ganho de peso, pele seca, cansaço excessivo, dores musculares e até depressão.

 

Já o hipertireoidismo é quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide. Uma das causas mais comuns é a doença de Graves, uma doença causada pela presença de anticorpos que levam ao aumento da produção de hormônios tireoidianos. Outras causas podem envolver a superdosagem de hormônios tireoidianos, algumas medicações (como a amiodarona) ou a existência de um nódulo tóxico na tireoide (que produz mais hormônio tireoidiano que o necessário). Os sintomas do hipertireoidismo também podem variar de acordo com a gravidade do caso, os mais comuns são: aceleração dos batimentos cardíacos, queda de cabelo, nervosismo, mãos trêmulas, fraqueza nos músculos, perda de peso importante, olhar fixo, intestino solto, aumento do suor e até arritmia (irregularidade do ritmo cardíaco). Os pacientes podem apresentar também um aumento do volume da tireoide conhecido como bócio.

 

Texto escrito por Dra. Patrícia Borges, médica endocrinologista.

 

Referências

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

American Thyroid Association

Tags:

Please reload

Posts Recentes
Dr. Rodrigo Pirmez
Please reload

Arquivo
Tags

October 17, 2019

October 13, 2019

Please reload

CRM 5289677-2 | RQE 21413

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518 

 

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon