Dutasterida para o tratamento da calvície

May 29, 2019

Novo estudo indica que dutasterida é mais eficaz que finasterida para o tratamento da calvície masculina

A alopecia androgenética (calvície) é caracterizada pela rarefação progressiva dos cabelos. O principal mecanismo desta condição de baseia na conversão do hormônio testosterona em outro, conhecido como DHT. É este hormônio que em última análise levará ao afinamento dos fios. Essa conversão é mediada pela enzima 5-alfa-redutase, um dos principais alvos do tratamento da calvície.

 

A finasterida, medicação usada há muitos anos no tratamento da calvície, é capaz de inibir a atividade desta enzima, reduzindo a produção de DHT. Com isso existe interrupção do processo e muitas vezes reversão do quadro clínico.

 

O uso de outra medicação, também com efeito sobre a mesma enzima, tem sido discutido em artigos científicos para o tratamento dos pacientes afetados pela alopecia androgenética. O seu nome é dutasterida. E, ela é capaz de inibir a enzima de maneira muito mais eficiente que a finasterida.

 

Pesquisadores chineses fizeram uma revisão dos trabalhos científicos publicados sobre o uso da finasterida e dutasterida e chegaram à conclusão de que esta última parece ser mais eficaz no tratamento da calvície masculina. Em relação a segurança, ambas as medicações apresentaram o mesmo perfil de efeitos colaterais.

 

Apesar dos resultados, os pesquisadores reforçaram que idealmente mais estudos comparativos seriam necessários.

 

Reforça-se aqui que ambas as medicações requerem prescrição médica e não estão isentas de efeitos adversos, que este texto tem caráter informativo e que o uso de qualquer medicação deve ser discutido com o seu médico.

 

Quer saber mais sobre calvície? Clique aqui!

 

Referência:

The efficacy and safety of dutasteride compared with finasteride in treating men with androgenetic alopecia: a systematic review and meta-analysis.

Please reload

Posts Recentes
Dr. Rodrigo Pirmez
Please reload

Arquivo
Tags

October 17, 2019

October 13, 2019

Please reload

CRM 5289677-2 | RQE 21413

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518 

 

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon