top of page
  • Rodrigo Pirmez

Beleza além dos fios: Projeto captura a beleza de mulheres com alopecia areata.

Deisilane, mais conhecida como Daisy Batom, tem 29 anos, é maquiadora e idealizadora do projeto Beleza além dos fios:

Eu mostro que a beleza vai além dos fios, que cabelo não define beleza, e que mulher não se resume aos cabelos.



A alopecia areata é uma doença inflamatória e não contagiosa que afeta os folículos pilosos dos pacientes. Ela pode ter quadro clínico discreto se apresentando apenas com uma queda focal dos cabelos, mas em uma minoria dos casos pode levar até a perda completa dos pelos do corpo; quadro conhecido como alopecia areata universalis.


Através do tempo, em diferentes culturas, aos cabelos sempre foi conferida grande importância, sendo um símbolo de identidade de grupo, de beleza e de status.


Diversos estudos realizados com indivíduos portadores de alopecia areata demonstraram o impacto negativo que a perda dos cabelos pode gerar na qualidade de vida dos afetados. Pacientes com alopecia areata possuem maior risco de desenvolverem ansiedade e depressão, por exemplo.


Daisy Batom

Daisy Batom (na foto ao lado), portadora de alopecia areata conta para o blog um pouco da sua história e do projeto Beleza além dos fios que criou usando sua expertise em maquiagem com o intuito de ajudar mulheres que passam pela mesma situação:


Tenho alopecia focal e resolvi passar a máquina e me libertar de vez da angústia de ver os cabelos pelo chão... Na infância presenciei a morte do meu irmão gêmeo, quando tínhamos 5 anos e foi aonde tudo começou. Desenvolvi a alopecia universal, devido ao choque pós-traumático.


Mas os cabelos voltaram com força e 20 anos se passaram. Fui a mulher mais feliz com seus cabelos compridos. Loira, morena, ruiva.... Curti mesmo.


Mas a alopecia retornou, mais uma vez com um fundo emocional de perda de ente querido, dessa vez minha avó!


Hoje, me considero madura e forte o suficiente para ajudar mulheres que também passam pelo mesmo que eu, mulheres com depressão, que não tem vontade de viver, que perderam a vaidade, o amor próprio. Mas eu mostro que a beleza vai além dos fios, que cabelo não define beleza, e que mulher não se resume a cabelos. A padronização da beleza feminina que a sociedade impõe gera sofrimentos para quem não se encaixa nela.


Somos muito mais! Podemos sim ser carecas, lindas, empoderadas, maquiadas, cheias de vida, de cabeça erguida, isso que quero mostrar no meu projeto


Confiara abaixo uma prévia do projeto Beleza além dos fios:



Quer saber mais sobre o projeto? Clique em Beleza além dos fios


Conheça outros projetos:


Quer saber mais sobre alopecia areata? Clique aqui.


Veja todos os nossos posts sobre alopecia areata: Clique aqui.


Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page