top of page
  • Rodrigo Pirmez

Alopecia fibrosante frontal: em busca da causa


No editorial publicado recentemente pela conceituada revista científica Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, dermatologistas polonesas analisam os possíveis fatores envolvidos (e já aventados em diferentes estudos) no surgimento da alopecia fibrosante frontal (AFF).

Atualmente, não existem estudos epidemiológicos sobre a doença. No entanto, observações de dermatologistas ao redor do mundo reforçam o aumento epidêmico do número de casos de AFF, descrita pela primeira vez na literatura médica há cerca de 20 anos apenas.

Tal epidemia vem levando diversos pesquisadores à busca pelos gatilhos para o surgimento desse tipo de queda de cabelo.

Acredita-se que alterações hormonais tenham um papel importante no desenvolvimento da alopecia, uma vez que a doença afeta predomi-nantemente mulheres e é associada com o período perimenopausa. Também já foi relatado em alguns grupos de pacientes baixos níveis de testosterona e disfunção da tireóide.

O surgimento recente da doença também já levou pesquisadores a aventarem fatores externos que tenham sido introduzidos há pouco tempo no meio ambiente. Exemplos incluem a exposição à telas de computadores, uso de protetores solares, shampoos, cosméticos e contraceptivos orais. Diferentes dietas também já foram pesquisadas com autores sugerindo que a ingesta de alguns tipos de grãos pode ser mais comum por pacientes com AFF do que em indivíduos sem a doença.

Há ainda a impressão de que a gênese da alopecia fibrosante frontal possa ser multifatorial e que um único gatilho não seria suficiente para desencadear a doença.

É importante ressaltar que tais estudos ainda se situam no campo da especulação. Por ora, não há confirmação de que nenhum dos fatores estudados possa ser de fato um gatilho para o surgimento da doença. Portanto, não existem recomendações oficiais no sentido de se proibir ou estimular o uso de nenhum produto ou comportamento específico.

Referência:

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page