Novo tratamento para queda de cabelo crônica

January 24, 2018

A queda excessiva de cabelo que persiste por mais de 6 meses é conhecida como eflúvio telógeno crônico.

 

Este tipo de queda de cabelo pode ser primária, ou seja, causada por uma alteração do próprio ciclo capilar; ou secundária a diferentes fatores; sendo portanto sempre necessária  a avaliação médica.

 

No eflúvio telógeno crônico primário existe uma alteração na duração da fase de crescimento do cabelo e estes caem antes do esperado. Mulheres entre 30 e 50 anos de idade são as mais afetadas. Outras características clínicas observadas são a redução da densidade dos cabelos na região das têmporas, afinamento do rabo de cavalo e, em algumas pacientes, sensibilidade aumentada no couro cabeludo.

 

Um estudo australiano avaliou o uso de micro doses (muito menores que as comumente utilizadas para outros fins) de minoxidil oral, medicação que é sabidamente capaz de aumentar a fase de crescimento dos fios. A mesma medicação foi recentemente avaliada no tratamento de um outro tipo de queda de cabelo, a calvície feminina (leia aqui)

 

No estudo em questão, 36 mulheres receberam a medicação ao longo de um ano, sendo observado redução significativa da queda de cabelo. Os autores do estudo concluíram que os resultados sugerem que medicação é capaz de tratar a condição.

 

Apesar de leve, efeitos adversos foram observados. Qualquer tratamento para queda de cabelos deve ser feito sob o acompanhamento de um médico dermatologista.

 

Na figura, uma das escala de queda de cabelo utilizada no estudo.

 

Referência:

Treatment of chronic telogen effluvium with oral minoxidil: A retrospective study

Please reload

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518