Teste de tração dos cabelos: quantos fios é normal perder?

January 29, 2017

O teste de tração faz parte do exame clínico dos pacientes com perda dos cabelos e é importante tanto no diagnóstico da causa da queda como no acompanhamento após o início do tratamento.

 

Neste teste, o dermatologista seleciona uma mecha de aproximadamente 50 fios de cabelo e a traciona de maneira firme, porém sem causar desconforto, começando do couro cabeludo até as pontas dos fios. O teste é realizado em diferentes partes do couro cabeludo e, em seguida, é observado o número de fios perdidos.

 

Em trabalho publicado recentemente, autores revisaram o padrão de normalidade dos resultados obtidos após o teste de tração. Em outras palavras, verificou-se quantos cabelos podem ser obtidos no teste de tração em um indivíduo sem doença alguma.

 

Os autores concluíram que até dois fios por área pode ser considerado normal. Não houve diferença entre as diferentes etnias e a lavagem e escovação dos cabelos não alteraram os resultados.

 

A revisão dos padrões de normalidade auxilia na acurácia diagnóstica do exame dermatológico além de esclarecer pontos que até então necessitavam de melhor fundamentação científica.

 

Referência:

Hair pull test: Evidence-based update and revision of guidelines

 

Tags:

Please reload

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518