top of page
  • Rodrigo Pirmez

Queda das sobrancelhas pode ser sinal de doença!


Alopecia de sobrancelhas

Muitas mulheres associam o afinamento progressivo das sobrancelhas com hábito de retirá-las com pinça de maneira repetida ao longo dos anos. De fato, isso pode acontecer.


No entanto, os pelos das sobrancelhas também podem ser alvo de alguns tipos de alopecia (doenças que provocam a queda dos cabelos e/ou dos pelos do corpo).


Uma dessas condições é a alopecia areata, que pode provocar desde queda localizada dos cabelos até perda de todos os pelos do corpo (quadro conhecido como alopecia areata universalis). Em alguns indivíduos, a doença pode se manifestar de maneira caprichosa apenas nas sobrancelhas, sendo importante um dermatologista especializado para diagnosticá-la.


Um outro exemplo que vem preocupando especialistas é alopecia fibrosante frontal. Nesse tipo de queda de cabelo, a perda das sobrancelhas pode ser o primeiro sinal da doença. Com os primeiros casos descritos apenas em 1994, ela é hoje considerada em muitos centros especializados uma epidemia, sendo uma das alopecias cicatriciais (grupo no qual a perda dos cabelos é definitiva) mais frequentes. O quadro clínico é de queda das sobrancelhas e de recessão da linha de implantação dos cabelos.


Diversas doenças sistêmicas também podem cursar com perda dos pelos das sobrancelhas. Como exemplos podemos citar a sífilis, doença sexualmente transmissível que vem apresentando aumento expressivo do número de casos; a hanseníase (endêmica no Brasil) e o hipotireoidismo.


Em muitos casos há possibilidade de recuperação total dos fios com o tratamento. No entanto, existem doenças em que é apenas possível interromper a progressão da queda; ressaltando a importância do diagnóstico precoce.


Referências:

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page