Manchas no rosto e queda de cabelo: existe relação?

May 29, 2016

 

São diversas as condições que podem levar a perda dos cabelos. Em algumas situações essa perda pode ser definitiva; é o caso das alopecias cicatriciais.

 

Descrita pela primeira vez apenas recentemente, em 1994, a alopecia fibrosante frontal faz parte do grupo das alopecias cicatriciais. Pacientes acometidas apresentam perda das sobrancelhas e dos cabelos na região frontal, dando a impressão de que a testa está aumentando de tamanho.

 

Além da perda dos cabelos, diversas outras alterações cutâneas vem sendo descritas em pacientes com alopecia fibrosante frontal.

 

Em pacientes com tons de pele mais altos (afrodescendentes e indianas, por exemplo) podem ser observadas manchas no rosto. Em muitas pacientes tais manchas (que recebem o nome científico de líquen plano pigmentoso) podem preceder a queda de cabelo; enfatizando a importância do diagnóstico precoce.

 

Em estudo recente, nosso grupo descreveu as características clínicas, dermatoscópicas e histopatológicas do líquen plano pigmentoso em pacientes com alopecia fibrosante frontal (acesso ao artigo no link abaixo).

 

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado permitem a interrupção da alopecia fibrosante frontal ainda nos estágios iniciais.

 

Referência:

Clinical and dermoscopic features of lichen planus pigmentosus in 37 patients with frontal fibrosing alopecia.

Please reload

Posts Recentes
Dr. Rodrigo Pirmez
Please reload

Arquivo
Tags

October 17, 2019

October 13, 2019

Please reload

CRM 5289677-2 | RQE 21413

Pirmez Dermatologia

Rua Visconde de Pirajá 330, sala 712, Rio de Janeiro, RJ    |    Tel 21 2018-2180    |    21 99284-4518 

 

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon