top of page
  • Rodrigo Pirmez

Inibidores da Janus kinase: novas indicações além da Alopecia Areata?


Diversas doenças dos cabelos são caracterizadas pela incapacidade dos folículos pilosos passarem de sua fase de repouso (fase telógena) para sua fase de crescimento (fase anágena). Na alopecia androgenética (calvície) isso ocorre devido ao processo de miniaturização folicular; na alopecia areata pela disfunção do sistema imunológico.


Atualmente, a classe de medicamentos dos Inibidores da Janus Kinase está aprovada pelo FDA para tratamento de doenças mieloproliferativas (ruxolitinib) e artrite reumatoide (tofacitinib) e existem estudos clínicos avaliando sua eficácia no tratamento da psoríase, vitiligo e alopecia areata.


Recentemente, pesquisadores demonstraram que os inibidores da Janus kinase são também capazes de iniciar a fase de crescimento dos fios em camundongos e promover o crescimento de cabelos em folículos humanos.


Esse estudo levanta a possibilidade dessa classe de medicamentos ser útil não apenas em doenças autoimunes: sua influência sobre as células tronco teciduais faz dos inibidores da Janus kinase uma nova possibilidade para o crescimento dos cabelos em humanos.


Referêcia:

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes
Tags
bottom of page