Blog de tricologia

Alopecias, doenças dos cabelos e couro cabeludo

deletar3.jpg
Posts em Destaque
Posts em Destaque

Cabelos brancos... por quê!?

November 19, 2019

1/50
Please reload

Publicações recentes 

May 30, 2019

Estudo utilizou mesoterapia no tratamento da calvície com ótimos resultados

A alopecia androgenética (calvície) é um dos tipos mais comuns de queda de cabelo. Medicações disponíveis para o tratamento da alopecia androgenética masculina incluem o minoxidil tópico e a finasterida oral.

A resposta aos tratamentos disponíveis é individual e em alguns casos pode ser limitada. Com isso, tratamentos adicionais podem ser indicados pelo médico dermatologista.

A mesoterapia capilar (ou intradermoterapia) é u...

May 29, 2019

Novo estudo indica que dutasterida é mais eficaz que finasterida para o tratamento da calvície masculina

A alopecia androgenética (calvície) é caracterizada pela rarefação progressiva dos cabelos. O principal mecanismo desta condição de baseia na conversão do hormônio testosterona em outro, conhecido como DHT. É este hormônio que em última análise levará ao afinamento dos fios. Essa conversão é mediada pela enzima 5-alfa-redutase, um dos principais alvos do tratamento da calvície.

A finasterida, m...

May 28, 2019

Novo estudo demonstra mudanças da flora bacteriana de pacientes com alopecia areata.

Diversos estudos publicados já demonstraram a relação entre o desequilíbrio da flora bacteriana (conjunto de bactérias que normalmente habitam nosso corpo) e o desenvolvimento de doenças cutâneas.

Recentemente, o papel de alterações da flora bacteriana do couro cabeludo no desenvolvimento de doenças dos cabelos e couro cabeludo tem sido discutido.

Um estudo envolvendo pesquisadores italianos e americanos investigou...

May 27, 2019

A alopecia androgenética (calvície) é um dos tipos mais comum de queda de cabelo e afeta tanto homens como mulheres.

Um novo trabalho demonstrou que o afinamento dos fios (processo conhecido como miniaturização) não é o único responsável pela rarefação dos cabelos no couro cabeludo. O aumento do número de folículos vazios também é responsável pela rarefação que observamos no couro cabeludo.

Por esse motivo, a associação de tratamentos com diferentes mecanismos de ação é sempre importante para se o...

May 26, 2019

Nova publicação científica aborda a relação pouco explorada entre qualidade de sono e alopecia areata, doença autoimune caracterizada pela queda dos cabelos e, em alguns casos, pelos do corpo.

Apesar de a evidência científica sobre essa relação ainda ser limitada, estudo recente analisou dados de milhares de pacientes e encontrou que pacientes com distúrbios do sono, particularmente esses com menos de 45 anos de idade, possuíam maior risco de desenvolver a alopecia areata.

A potencial relação entr...

Please reload

Dr. Rodrigo Pirmez
CRM 5289677-2 | RQE 21413
Posts Recentes

October 17, 2019