Rodrigo Pirmez

Microagulhamento no tratamento da alopecia areata?

O microagulhamento é um procedimento minimamente invasivo no qual pequenas agulhas são passadas sobre a superfície cutânea.

Já existem evidências em relação a eficácia da técnica no tratamento da alopecia androgenética (calvície).

Em artigo científico recente, autores revisaram a literatura médica sobre o uso do microagulhamento (microneedling) em pacientes com alopecia areata, doença de caráter auto-imune que mais comumente gera pequenas falhas nos cabelos, mas que em alguns casos leva a perda de todos os cabelos e pelos do corpo.

Evidências obtidas a partir de estudos em animais sugerem que o método leva a liberação de fatores de crescimento que permitem o desenvolvimento e o correto funcionamento dos folículos pilosos.

Os autores também mencionam dois estudos em que o microagulhamento foi usado em pacientes com alopecia areata em conjunto com uma aplicação de corticoide tópico. Este último era aplicado imediatamente antes do microagulhamento, o qual possivelmente aumentou a penetração da medicação.

Os autores ressaltam que a eficácia do método em relação ao tipo de alopecia areata apresentada pelo paciente (placas x totalis x universalis) ainda precisa ser avaliada.

Referência:

An Overview of the Biology of Platelet-Rich Plasma and Microneedling as Potential Treatments for Alopecia Areata

0