Rodrigo Pirmez

Pesquisadores identificam substância com potencial de prevenir a alopecia por tração

Alopecia por tração é a perda de cabelos que ocorre devido a stress mecânico persistente sobre os folículos pilosos. Penteados que causam tensão constante sobre os fios, como rabos-de-cavalo apertados, e uso de extensões capilares são causas comuns de alopecia por tração.

Apesar de indivíduos de qualquer gênero ou etnia poderem ser acometidos, a alopecia por tração é observada frequentemente em pacientes com cabelos crespos devido aos hábitos estéticos comumente adotados nos cuidados dos fios. Estudos mostram que até 31,7% das mulheres africanas possuem algum grau de alopecia por tração. Se a tração sobre os folículos pilosos não for interrompida, a perda dos cabelos pode se tornar permanente.

Considerando que em cada um de nossos folículos pilosos existe um pequeno músculo conectado (o músculo eretor do pelo –> é por causa deles que ficamos com os pelos arrepiados), pesquisadores americanos, europeus e australianos levantaram a hipótese de que a ativação desses músculos poderia “fixar” melhor os pelos ao couro cabeludo, tornando-os menos suscetíveis à tração exercida durante os penteados desses pacientes.

Quinze pacientes foram estudados. Os pesquisadores observaram que após a aplicação no couro cabeludo de uma solução contendo a substância fenilefrina, foi preciso exercer uma força 172% maior para se arrancar um fio de cabelo. Além disso, observou-se que a quantidade de fios perdida após a escovação também foi menor.

Mais estudos ainda são necessários. No momento, os responsáveis pelo trabalho científico estão avaliando o potencial de outras substâncias da mesma classe medicamentosa para o tratamento da alopecia por tração.

Referência:

α1 -AR agonist induced piloerection protects against the development of traction alopecia.

0